data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Cabelos não salvam vidas, mas ajudam muito a manter em dia a autoestima de quem faz tratamento contra doenças como o câncer. É assim que funciona com as perucas que a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan), confecciona desde a sua fundação, em 2006. Nesta quarta-feira, a entidade recebeu a doação de 504 mechas de cabelos do 5º Regimento de Polícia Montada de Santiago. O material foi doado por aproximadamente 260 mulheres, homens e crianças da cidade, de Nova Esperança do Sul e Cacequi.
Estudo com 50 mil pessoas aponta segurança da vacina chinesa
A entrega foi feita pelo major Noé Jesus da Costa, acompanhado pelas soldadas Mayara Santos, Suelen Santos, além do soldado Plínio Espig. A data para a doação das mechas não foi a toa. Ontem, o Batalhão completou 46 anos de fundação.
- Resolvemos nos dar este presente - ressaltou Costa.
Agora, as mechas serão encaminhadas para a ONG Fio de Luz, de Belo Horizonte, através da Aapecan de Bento Gonçalves. Depois, retornam para Santa Maria como perucas. Geralmente são emprestadas para mulheres em tratamento de câncer, mas também podem ser encaminhadas para homens, explica a psicóloga Aline Tomazetti Denardin.
- Existe uma maior procura por mulheres. Mas, antes, a pessoa interessada necessita fazer um cadastro - salienta Aline.
Funcionários apresentam sintomas gripais e UBS Wilson Paulo Noal é fechada por precaução
Até o mês de setembro, a entidade tinha 158 cadastradas que recebem atendimento e apoio da Aapecan.
Antes da pandemia, as perucas eram feitas na oficina da entidade em Santa Maria mesmo, mas a com o isolamento controlado, ela foi desativada. A oficina é coordenada por uma voluntária oficineira que coordena o trabalho de outras duas voluntárias. Ela recebe as mechas, separa, limpa e confecciona as perucas. Uma quantidade pequena delas geralmente é feita num espaço de uma semana, salienta Aline. O coordenador Leandro de Souza Campos ressalta que esse trabalho inédito é feito pela Aapecan desde a sua fundação, há 14 anos.
CAMPANHA
O envolvimento do Regimento de Polícia Montada de Santiago com esse tipo de campanha vem desde 2018, quando foi lançada a iniciativa. Desde então, foram arrecadadas duas mil mechas, envolvendo também as cidades vizinhas de Cacequi e Nova Esperança do Sul. A campanha Fio de Aço fez a sua primeira doação para a Aapecan de Porto Alegre. Em Santa Maria, a primeira doação foi nesta quarta.
A soldada Mayara, responsável pela Comunicação Social da BM de Santiago, ressalta que um dos cabelos doados rendeu 12 mechas. Para o Dia da Criança, o 5º RPMon já deu início à Campanha Criança Feliz junto do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação tem por objetivo arrecadar brinquedos, máscaras, doces e jogos infantis para crianças em situação de vulnerabilidade social do município.